NOVIDADES חידושים

YOM HASHOÁ VEHAGUEVURÁ

13/04/2018

Ontem, 12/04 – 27 de Nissan, foi o dia de homenagem às vítimas do Holocausto e aos heróis da resistência, Yom Hashoá.

Para lembrarmos juntos de uma das maiores atrocidades já vividas na história, os alunos da 2ª série do Ensino Médio, que participaram em 2017 da viagem “Guesher Iavne” para Polônia e Israel, organizaram uma linda e comovente cerimônia, aos alunos do Ensino Fundamental II e Médio.

Com o tema “A imigração ilegal (Aliá Beit) – Do Holocausto ao levantamento do Estado Judeu”, os alunos apresentaram, após vastas pesquisas, a chegada de sobreviventes da Europa liberada até o Estado de Israel, apesar das inúmeras dificuldades e de um árduo e penoso percurso.

No início do ato, dois alunos representantes de cada classe acenderam uma vela, totalizando seis, em memória aos seis milhões de judeus assassinados brutalmente pelos nazistas. Em seguida, o rabino Saul Paves, com muita emoção, recitou a tefilá  “El Maleh Rachamim”.

Um vídeo com cenas e depoimentos de sobreviventes, produzido pelos alunos, comprovou o quanto o Povo Judeu é forte, guerreiro e que, com Emuná e persistência, foi possível sobreviver a esta crueldade para seguimos unidos e firmes. Am Israel Chai!

“Sofrimento e superação! Foi essa a mensagem principal que nossos alunos trouxeram ontem, através das difíceis histórias de vida de alguns sobreviventes da Shoá. Os alunos abraçaram o tema, que não era fácil, e dedicaram-se bastante em todas as aulas. Posso afirmar que aprenderam uma grande lição para a vida – estar sempre de braços abertos para acatar os desafios e superá-los. Estão todos de Parabéns!” Disse orgulhoso o prof. de História Judaica, moréReuven Faingold, responsável pela cerimônia.

“Parabenizo a todos os envolvidos na cerimônia. Tive a oportunidade de acompanhar, no ano passado, essa turma na Polônia e tenho certeza que levarão todos os aprendizados e vivências para a vida toda. A melhor resposta para a Shoá é irmos atrás de nossos sonhos, vontades, superar nossos desafios e dificuldades, fazendo assim, uma pequena diferença no mundo em que vivemos!” Completou o rabino Saul Paves.

“Parabéns ao moré Reuven, que a cada ano se supera com um tema completamente diferente e inovador. Este ano, foi muito comovente. Através de pesquisas maravilhosas de nossos alunos, vimos em alguns relatos de sobreviventes como a Emuná foi importante para que pudessem superar o passado e construir suas famílias.” Conclui morá Carmia Kotler, Coordenadora da Área Judaica.

© 2016 Colégio Iavne - Todos os Direitos Reservados

website by: plyn!