NOVIDADES חידושים

YOM HASHOÁ VEHAGUEVURÁ

3/05/2019

Ontem, 02/05 – 27 de Nissan, foi o dia de homenagem às vítimas do Holocausto e aos heróis da resistência, Yom haShoá veHaguevurá.

As alunas da 2ª série do Ensino Médio, que participaram em 2018 da viagem “Guesher Iavne”, para Polônia e Israel, foram responsáveis pela organização da comovente cerimônia, para alunos do Ensino Fundamental II e Médio.

O ato teve início com dois alunos representantes de cada turma acendendo uma vela, totalizando seis, em memória aos seis milhões de judeus assassinados brutalmente pelos nazistas. Em seguida, o moré Ariel Sisro, com muita emoção, recitou a tefilá  “El Maleh Rachamim”.

O Rabino Yossef (Jojô) Chouveke trouxe uma linda mensagem em seu discurso: “todo yehudi que morre simplesmente pelo fato de ser judeu, tem um lugar muito próximo de Hashem garantido lá em cima. Nós, seres humanos, não conseguimos entender o motivo de tudo isso ter acontecido, mas com certeza, para essasneshamot, tudo foi esclarecido no Gan Eden!”

Com o tema “As mulheres na Shoá”, as alunas trouxeram histórias de vida de mulheres no período de uma das maiores atrocidades já vividas na história, de boicote e humilhação, durante os transportes aos precários e desumanos guetos e da luta diária pela sobrevivência dentro dos campos de concentração e extermínio. 

Neste ano, tivemos a honra de contar com a presença de uma sobrevivente da Shoá, sra. Marie Claire Eshkenazy, que revelou os desafios vivenciados em sua infância e alertou: “vocês, jovens, têm a missão de passar a verdadeira história para as futuras gerações. O Holocausto deve ser sempre lembrado, para jamais ser esquecido!” Marie Claire reforçou que ficou muito emocionada com a linda cerimônia. “Para mim, foi uma homenagem dupla, pois acabei lembrando de minha mãe, que tanto lutou para salvar sua vida e de outros judeus.”

Um vídeo com fortes cenas e depoimentos de sobreviventes, produzido pelas meninas,  comoveu a todos e comprovou o quanto o Povo Judeu é forte, guerreiro e que, com Emuná e persistência, foi possível sobreviver a esta crueldade para seguimos unidos e firmes.

“Foi gratificante participar da organização desta cerimônia. Aprendemos bastante, pudemos nos aprofundar nas pesquisas e colocar na prática aprendizados da viagem Guesher Iavne, realizada no ano passado. Fiquei emocionada em conhecer diferentes histórias que revelam a força das mulheres no Judaísmo e como muitas delas conseguiram, com Emuná, superar o passado e construir uma nova vida, depois daShoá. Agradeço essa oportunidade!” Afirma a aluna Bessie Akerman Formigoni.

Após a cerimônia, os alunos da atual 1ª série do Ensino Médio, que participarão da viagem Guesher Iavne deste ano, tiveram a oportunidade de escutar as sábias lições de vida da sra. Marie Claire, em uma palestra no Anfiteatro.

Am Israel Chai!
#neveragain

© 2016 Colégio Iavne - Todos os Direitos Reservados

website by: plyn!