NOVIDADES חידושים

PROJETO “GMACHIM SP”

30/11/2017

No Pirkê Avot, aprendemos que o mundo é sustentado por três pilares: Torá, Tefilá e Guemilut Chassadim (bondade). Este último pilar, é dito no plural e não no singular, como os outros dois, porque reforça a mensagem de que ao fazer bondade com o próximo, automaticamente recebemos muito em troca, ou seja, o Chessed é sempre múltiplo. Em hebraico, a palavra Guemach tem origem nas iniciais de ‘Guemilut Chassadim’

Neste semestre, as alunas do 6º ano à 3ª série do Ensino Médio envolveram-se em um lindo Projeto, único e inovador: desenvolveram um aplicativo, que une quase todos os Guemachim da cidade de São Paulo. Elas vivenciaram, emocionaram-se e dedicaram-se muito! Comprovaram, na prática, como as pessoas que se dedicam a ajudar o próximo sentem-se recompensadas com o simples fato de “dar”. Descobriram quantas entidades lindas existem em nossa cidade e contagiaram-se com a vontade de fazer o bem. Nesta busca, conheceram várias histórias por trás dos Guemachim e, muitas delas surgiram após algum momento difícil. ”Foi difícil para mim, então, quis fazer algo para que outros não passassem pelo que eu passei”, afirma uma fundadora de um dos Guemachim.

Foram momentos de muito aprendizado que oportunizou a comprovação de que, na nossa cidade, existem entidades lindas e com trabalhos preciosos. A vontade de fazer o bem é realmente contagiante.

Para finalizar o Projeto, na última quinta-feira, 23 de novembro, as meninas tiveram um shiur especial sobre Chessed, com a morá Peggy Pasternak.

“Foi muito interessante participar desse Projeto. Existem muitas pessoas que precisam de ajuda na nossa comunidade e conseguimos reunir tudo em um só lugar!” Miriam Amar Barcessat – 6º ano.

“Esse trabalho foi muito legal. Todas as meninas trabalharam em conjunto e aprendemos bastante! Pequenos esforços fazem uma grande diferença nas vidas das pessoas!” Gabriela Menache – 8º ano.

“Quando a morá falou dessa ideia, achei muito legal. Nunca imaginei que existissem tantos Guemachim diferentes em São Paulo. Nosso povo tem um diferencial de sempre se preocupar com os outros. Percebi a importância de ajudar o próximo, sem receber nada em troca. Espero poder ajudar muitas pessoas com esse aplicativo” Batya Iampolsky Tabacnik – 1ª série do Ensino Médio.

“Temos certeza de que esse trabalho irá ajudar muitas pessoas e principalmente, as próprias meninas, que tanto se dedicaram. Parabéns para todas!” Conclui morá Guita Sobel, idealizadora do Projeto.

© 2016 Colégio Iavne - Todos os Direitos Reservados

website by: plyn!