Conhecendo mais a fundo o Haiti com o Ensino Médio

Conhecendo mais a fundo o Haiti com o Ensino Médio

   A catástrofe que aconteceu no Haiti, em janeiro deste ano, causou comoção nos quatro cantos do mundo. Com isso, diversas discussões sobre muitos assuntos, como a política, por exemplo, surgiram em meio aos escombros deste triste acontecimento.

O Iavne por dentro dos fatos
    Vendo esse quadro, os professores das áreas de História, Geografia, Língua Portuguesa e Redação do Iavne não perderam tempo e já iniciaram um projeto com os alunos do Ensino Médio sobre aspectos importantes que giram em torno do Haiti, tendo como pano de fundo o terremoto que matou milhares de pessoas.

O projeto Haiti
    Inicialmente, os alunos estudarão o Haiti antes e depois do desastre natural, para numa outra etapa se aprofundarem em assuntos mais específicos. O professor de História, Angel Ortiz, destaca que se trata de um projeto sobre atualidades e que mostrará detalhes importantes relativos aos processos histórico, político, social e econômico do Haiti. É bom lembrar que se trata do país mais pobre do continente americano, com cerca de 80% de sua população vivendo abaixo da linha da pobreza.

Problemas geográficos
   O Haiti fica no Caribe, uma região turística conhecida por seu mar de águas quentes e cristalinas e suas praias paradisíacas. No entanto, ele se situa sobre uma falha tectônica propícia a terremotos. Também está numa posição geográfica que favorece a formação de tempestades tropicais e furacões devastadores. Esses fatos devem despertar o interesse dos alunos, que estudarão as causas geográficas para tais ocorrências locais.

Atualidades
   Angel afirma que, na visão pedagógica, esse estudo também contribuirá para uma melhor preparação dos alunos para o Enem e para os diversos Vestibulares. Trata-se de um assunto de extrema relevância que será um prato cheio para as futuras provas e os alunos precisam estar muito bem antenados.

    Para a conclusão deste trabalho, os alunos farão uma exposição com slides, em sala de aula. Posteriormente, o assunto ficará disponível no site do Iavne para quem desejar saber mais sobre a história do Haiti. Aguardem!